DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA PURIFICAÇÃO DE BIOGÁS UTILIZANDO Fe/EDTA COMO ABSORVENTE (DEVELOPING OF A SYSTEM FOR BIOGAS PURIFICATION USING Fe/EDTA AS ABSORBENT)

Djeine Cristina Schiavon Maia, Giane Gonçalves Lenzi, Pedro Augusto Arroyo, Laercio Mantovani Frare, Marcelino Luiz Gimenes, Nehemias Curvelo Pereira

Resumo


Este trabalho investiga a eficiência da absorção de H2S em solução catalítica de Fe/EDTA sintetizada em laboratório em um fluxo de biogás sintético, bem como a eficiência de absorção física de CO2 em Fe/EDTA e posteriormente em água. O H2S absorvido na solução catalítica participa de uma reação redox. Assim, o S2- é convertido para o estado insolúvel S0, enquanto o cátion Fe3+ é reduzido para Fe2+. O S0 permanece como uma fase sólida dispersa em solução. O Fe/EDTA utilizado na absorção é filtrado para remover o enxofre sólido e regenerado para a forma Fe3+ com ar. Na absorção química em batelada, os resultados de remoção de H2S do biogás indicaram que a concentração de Fe/EDTA exerce grande influência sobre a atividade catalítica. Em regime contínuo foi possível eliminar totalmente o H2S do biogás com a solução catalítica de Fe/EDTA. Levando em consideração a absorção de CO2 na solução de Fe/EDTA e posteriormente a absorção deste componente em água foi possível obter uma eficiência máxima de absorção de CO2 de 90% do biogás de entrada na unidade experimental. Isto representa um acréscimo de aproximadamente 16% no poder calorífico do biogás.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/engevista.v17i2.615

Apontamentos

  • Não há apontamentos.