ESTUDO COMPARATIVO DE METODOLOGIAS PARA AVALIAÇÃO DE MODELOS DE CONTROLADORES PREDITIVOS APLICADAS A UMA UNIDADE DE COQUEAMENTO RETARDADO (COMPARATIVE STUDY OF METHODS FOR MODEL ASSESSMENT OF PREDICTIVE CONTROLLERS APPLIED TO A DELAYED COKE UNIT)

Viviane Rodrigues Botelho, Jorge Otávio Trierweiler, Marelo Farenzena, Luis Gustavo Soares Longhi, Antônio Carlos Zanin, Herbert Teixeira, Ricardo Duraiski

Resumo


A baixa qualidade dos modelos é uma das causas mais frequentes da degradação de desempenho de controladores preditivos, por isso a avaliação desses em tempo real é fundamental. Este trabalho apresenta aplicação da metodologia proposta por Botelho et al. (2015 a e b) para avaliação de modelos de controladores preditivos na Unidade de Coqueamento Retardado da REFAP bem como a comparação com o método de Sun et al. (2013). Descrições das técnicas utilizadas e do processo são apresentadas. Os resultados corroboram a capacidade da metodologia em detectar adequadamente os problemas de modelagem que impactam no comportamento do processo auxiliando na identificação das suas causas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/engevista.v17i4.731

Apontamentos

  • Não há apontamentos.