ASPECTOS FISIOLÓGICOS DAS SEMENTES DE ROMÃ E JUÁ DURANTE O ARMAZENAMENTO CRIOGÊNICO

Autores

  • Luzia Marcia de Melo Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Mario Eduardo Rangel Moreira Cavalcanti Mata Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Elita Martins Duarte Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v18i1.667

Resumo

É essencial conhecer o comportamento fisiológico das sementes, para que se possa definir a técnica apropriada para o armazenamento seguro. O teor de água das sementes e a temperatura do ambiente de armazenamento são fatores decisivos para a conservação da qualidade fisiológica das sementes. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade fisiológica das sementes de romã e sementes de juá revestidas de endocarpo submetidas ao armazenamento criogênico nas temperaturas de -170 ºC (vapor de nitrogênio) e -196 ºC (nitrogênio líquido) por um período de 90 dias. As sementes foram crioconservadas e em seguida, descongeladas gradativamente nas temperaturas de -196, -170, -80, 10 ºC e ambiente com intervalo de 3 horas para cada temperatura, para serem realizados os testes de germinação e vigor. O delineamento estatístico empregado foi o inteiramente casualizado, com arranjo fatorial de duas temperaturas (-170 e -196 ºC) e quatro períodos de crioconservação (0, 30, 60 e 90 dias). A análise de variância e comparação das médias dos tratamentos foi realizada pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Com os resultados obtidos conclui-se que a qualidade fisiológica (germinação e vigor) das sementes de romã foi afetada negativamente com a utilização dos métodos de crioconservação, apresentando um decréscimo no percentual no decorrer do armazenamento; já as sementes de juá revestidas de endocarpo mantiveram a viabilidade durante o período de armazenamento, podendo ser crioconservadas tanto no vapor de nitrogênio (-170 ºC) como no nitrogênio líquido (-196 ºC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzia Marcia de Melo Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda e Mestre em Engenharia Agrícola na área de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas - Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - PB; Pós-Graduada do Curso de Especialização em Ensino de Química pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Graduada em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - Centec Cariri e Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle de Qualidade, Química de Alimentos e Processamento de Alimentos de Origem Vegetal.

Mario Eduardo Rangel Moreira Cavalcanti Mata, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1975), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1979) e Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Engenharia de Alimentos. Atua como membro efetivo dos programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Agrícola e Engenharia de Processos, com ênfase nos temas: Armazenamento de produtos agrícolas, Secagem de produtos agroindustriais, Crioconservação de sementes, Processamento de grãos e alimentos, Congelamento de alimentos, Armazenagem refrigerada, Automação de sistemas, Propriedades físicas dos materiais biológicos, Desenvolvimento de softwares aplicados e Processamento de imagens para sistemas operatrizes.

Maria Elita Martins Duarte, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1997). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Campina Grande. É lotada no Departamento de Engenharia Agrícola, atuante dos dois cursos de graduação da unidade; Engenharia Agrícola e Engenharia de Alimentos. Tem experiência em Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades físicas, propriedades mecânicas, óticas, elétricas, transporte, hidrodinâmica, aerodinâmica, secagem, liofilização, concentração, armazenagem, extração, crioconservação, congelamento e beneficiamento de sementes. Pesquisador pertencente ao quadro do Programa de Doutorado em Engenharia de Processos e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola, com várias orientações de mestrado e doutorado concluídas. Presidente da comissão de criação e primeiro coordenador do curso de graduação em Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é chefe do Laboratório de Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas e do Laboratório de Propriedades Físicas de Materiais Biológicos; professor titular das Disciplinas de Propriedades Físicas de Materiais Biológicos, Higiene e Legislação de Alimentos, Redação Técnico Científica e Aerodinâmica e Hidrodinâmica de Partículas sólidas; Co-Editora da Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais e Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Corantes Naturais.

Downloads

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Artigos