TRAÇADORES HIDROSSOLÚVEIS PARA CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO

Gabrielly Lima Ribeiro, Edison Dausacker Bidone, Maria Aparecida de Melo, Ivonete Pereira Gonzalez da Silva

Resumo


Traçadores são substâncias que permitem caracterizar hidrodinamicamente um sistema, através da marcação física de uma determinada porção do fluido presente neste, e de sua identificação após percorrer um determinado percurso. 

Essa ferramenta tem ampla aplicabilidade para a indústria petrolífera, em função do uso da água industrial nas diversas fases da vida de um campo.  Mundialmente, a produção de petróleo é feita a partir da circulação de um grande volume de água (injetada e produzida). Neste contexto, o uso dos traçadores hidrossolúveis tem como objetivo a ecoeficiência, ou seja, o aumento da produção atrelada à redução das entradas (recursos hídricos) e saídas (efluentes líquidos) do sistema. Apesar do grande potencial, a aplicação desta tecnologia na área de petróleo ainda é pouco disseminada devido à falta de substâncias traçadoras que atendam requisitos técnicos e ambientais, sejam economicamente viáveis e comercialmente disponíveis.

Com o desenvolvimento tecnológico, o maior conhecimento da técnica de uso de traçadores e a crescente importância que as questões ambientais vêm assumindo nos últimos anos, algumas substâncias que eram utilizadas como traçadores não são mais legalmente permitidas e/ou economicamente viáveis. Assim, este trabalho faz o levantamento do estado da técnica com o objetivo de identificar traçadores relatados na literatura que sejam promissores para aplicação na área de petróleo.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/engevista.v18i1.679

Apontamentos

  • Não há apontamentos.