TRAÇADORES HIDROSSOLÚVEIS PARA CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO

Autores

  • Gabrielly Lima Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Edison Dausacker Bidone Universidade Federal Fluminese
  • Maria Aparecida de Melo CENPES - Petrobras
  • Ivonete Pereira Gonzalez da Silva CENPES - Petrobras

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v18i1.679

Resumo

Traçadores são substâncias que permitem caracterizar hidrodinamicamente um sistema, através da marcação física de uma determinada porção do fluido presente neste, e de sua identificação após percorrer um determinado percurso. 

Essa ferramenta tem ampla aplicabilidade para a indústria petrolífera, em função do uso da água industrial nas diversas fases da vida de um campo.  Mundialmente, a produção de petróleo é feita a partir da circulação de um grande volume de água (injetada e produzida). Neste contexto, o uso dos traçadores hidrossolúveis tem como objetivo a ecoeficiência, ou seja, o aumento da produção atrelada à redução das entradas (recursos hídricos) e saídas (efluentes líquidos) do sistema. Apesar do grande potencial, a aplicação desta tecnologia na área de petróleo ainda é pouco disseminada devido à falta de substâncias traçadoras que atendam requisitos técnicos e ambientais, sejam economicamente viáveis e comercialmente disponíveis.

Com o desenvolvimento tecnológico, o maior conhecimento da técnica de uso de traçadores e a crescente importância que as questões ambientais vêm assumindo nos últimos anos, algumas substâncias que eram utilizadas como traçadores não são mais legalmente permitidas e/ou economicamente viáveis. Assim, este trabalho faz o levantamento do estado da técnica com o objetivo de identificar traçadores relatados na literatura que sejam promissores para aplicação na área de petróleo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielly Lima Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Formanda em Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense, realizou estágio na empresa de consultoria Interação ambiental (2013), atualmente atua como estagiária no Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES).

Edison Dausacker Bidone, Universidade Federal Fluminese

Possui graduação em Geologia (Instituto de Geociências) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973); especialização (1977) e doutorado (1980) pelo Institut National Polytechnique de Lorraine - Nancy - France; Estágios de Pós-doutorado pela Université de Bordeaux I (1984) e Université de Nice (1986). Atualmente é professor Associado III do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense, professor do curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFF, professor do curso de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente da UFF, professor do Programa da Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas da Universidade Federal do Maranhão e orientador credenciado do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem geoquímica de processos naturais e da poluição, analise de risco e gestao ambiental.

Maria Aparecida de Melo, CENPES - Petrobras

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica (1984) e mestrado em Engenharia de Petróleo (1987) pela UFOP e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros (2008) pelo IMA/ UFRJ. Trabalha na gerência de Tecnologia de Tratamento e Reúso de Águas e Efluentes do Centro de Pesquisas da Petrobras com reologia, avaliação físico-química, simulação física e matemática do escoamento de fluidos em meios porosos e traçadores químicos, radioativos e fluorescentes . Consultora em fluxo de fluidos poliméricos em meios porosos para aumento da recuperação de petróleo e avaliação hidrodinâmica de águas subterrâneas com uso de traçadores.

Ivonete Pereira Gonzalez da Silva, CENPES - Petrobras

Possui doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Trabalha no Centro de Pesquisa da Petrobras. Tem experiência na área de Química em métodos químicos para recuperação de petróleo, polímeros hidrossolúveis e traçadores químicos fluorescentes, atuando nos seguintes temas: reologia, fluxo de fluidos poliméricos em meios porosos e avaliação hidrodinâmica de águas subterrâneas com uso de traçadores.

Downloads

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Artigos