ESTUDO DA CINÉTICA E DO EQUILÍBRIO DE ADSORÇÃO DO CORANTE AZUL REATIVO 5G PELO ADSORVENTE DOWEX™ OPTIPORE™ SD-2 (EQUILIBRIUM AND KINETIC STUDIES OF REACTIVE BLUE 5G DYE ADSORPTION ON DOWEX™ OPTIPORE™ SD-2 ADSORBENT)

Silvia Priscila Dias Monte Blanco, Fernando Rodolfo Espinoza-Quiñones, Aparecido Nivaldo Módenes, Carlos Eduardo Borba, Pricila Marin, Nathalia Passaia, Lucas Silva Figueiredo

Resumo


Neste trabalho foi avaliado o potencial de adsorção do adsorvente DowexTM OptiporeTM SD-2 na remoção do corante Azul Reativo 5G. Os testes cinético e de equilíbrio foram realizados em sistema fechado e batelada sob agitação constante (120 rpm), com pH 2 e temperatura controlada (30°C). Os resultados obtidos na cinética de adsorção apontaram um tempo de equilíbrio de 96 h. Os três modelos cinéticos ajustados aos dados experimentais (difusão no filme externo, adsorção na superfície do adsorvente e difusão nos poros do adsorvente) descreveram de forma satisfatória a cinética de adsorção do corante Azul Reativo 5G, não sendo possível determinar a etapa limitante do processo. No estudo do equilíbrio, verificou-se que o modelo de Langmuir foi o que melhor se ajustou aos dados experimentais, apresentando capacidade máxima de adsorção de          315 mg L-1. O resultados obtidos demonstraram que o adsorvente estudado apresenta grande potencial para a remoção de corantes de efluentes têxteis.

Palavras-chave: Adsorção, corante têxtil, DowexTM OptiporeTM SD-2.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/engevista.v18i1.704

Apontamentos

  • Não há apontamentos.