ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS

Autores

  • JESSICA ALMEIDA ABIJAUDE UESC
  • ALINE PATRICIA MANO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ/PUCPR
  • WESLEY VIEIRA SILVA PUCPR- Pontificia Universidade Catolica do Paraná
  • DIEGO DE CASTRO FETTERMANN UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v18i1.705

Resumo

As empresas têm utilizado cada vez mais os indicadores de desempenho como meio de monitorar seus resultados. Conhecer o comportamento dos processos é importante para busca dos resultados operacionais almejados. Sendo assim, este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento de três  indicadores de desempenho operacionais utilizados em um Centro de Distribuição Direta e sua contribuição para o desempenho operacional. Os indicadores selecionados foram: percentual de vendas efetuadas aos clientes da base, percentual de devolução e percentual de fora de rota. Partindo da hipótese de que esses indicadores refletem o volume de vendas, com o auxilio do software livre GrETL, foi analisado o modelo dos mínimos quadrados, depois realizado o teste de RESET, a análise de correlação e por fim o ajuste utilizando Cochrane- Orcutt. De acordo com os dados analisados aceitou-se a hipótese inicial, revelando que o modelo composto pelas 3 variáveis explica 51% do volume de vendas.

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Biografia do Autor

JESSICA ALMEIDA ABIJAUDE, UESC

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológias. Engenharia de produção

ALINE PATRICIA MANO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ/PUCPR

Professor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológias. Engenharia de produção. UESC

Doutoranda em Engenharia de Produção pela PUCPR

WESLEY VIEIRA SILVA, PUCPR- Pontificia Universidade Catolica do Paraná

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DIEGO DE CASTRO FETTERMANN, UFSC

 Professor Adjunto em Engenharia de Produção (UFSC)

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Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Artigos