ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS

JESSICA ALMEIDA ABIJAUDE, ALINE PATRICIA MANO, WESLEY VIEIRA SILVA, DIEGO DE CASTRO FETTERMANN

Resumo


As empresas têm utilizado cada vez mais os indicadores de desempenho como meio de monitorar seus resultados. Conhecer o comportamento dos processos é importante para busca dos resultados operacionais almejados. Sendo assim, este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento de três  indicadores de desempenho operacionais utilizados em um Centro de Distribuição Direta e sua contribuição para o desempenho operacional. Os indicadores selecionados foram: percentual de vendas efetuadas aos clientes da base, percentual de devolução e percentual de fora de rota. Partindo da hipótese de que esses indicadores refletem o volume de vendas, com o auxilio do software livre GrETL, foi analisado o modelo dos mínimos quadrados, depois realizado o teste de RESET, a análise de correlação e por fim o ajuste utilizando Cochrane- Orcutt. De acordo com os dados analisados aceitou-se a hipótese inicial, revelando que o modelo composto pelas 3 variáveis explica 51% do volume de vendas.


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DOI: https://doi.org/10.22409/engevista.v18i1.705

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