COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE MÉIS DAS FLORADAS DE ANGICO E MARMELEIRO EM DIFERENTES TEMPERATURAS

Autores

  • Elisabete Piancó Sousa Universidade Federal de Campina Grande- UFCG
  • Alexandre José de Melo Queiroz Universidade Federal de Campina Grande- UFCG
  • Rossana Maria Feitosa Figueirêdo Universidade Federal de Campina Grande- UFCG
  • Francisco de Assis Cardoso Almeida Universidade Federal de Campina Grande- UFCG
  • Josivanda Palmeira Gomes Universidade Federal de Campina Grande- UFCG

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v18i2.751

Resumo

A região da Chapada do Araripe no sul do estado do Ceará é uma grande produtora de mel, diante disso o presente trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento reologico de méis de abelha das floradas de angico e marmeleiro em diferentes temperaturas (20, 25 e 30 °C). As medidas experimentais foram realizadas em viscosímetro Brookfield e os modelos reológicos de Ostwald-de-Waelle, Casson, Herschel-Bulkley e Newton foram ajustados aos valores da tensão de cisalhamento em função da taxa de deformação. Verificou-se que os méis foram classificados como fluidos newtonianos com a viscosidade aparente diminuindo com aumento da temperatura. Todos os modelos reológicos testados podem ser utilizados para estimar o comportamento reológico dos méis das floradas de marmeleiro e angico. Constatou-se que a influencia da temperatura sobre a viscosidade aparente pode ser representada por uma equação do tipo Arrhenius.

 

Palavras-chave: Apis mellifera L., Anadenthera colubriana, Croton sonderianus, viscosidade 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Piancó Sousa, Universidade Federal de Campina Grande- UFCG

Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Tecnologia Centec -FATECCariri(2009) e Especialização em Ensino de Química pela Universidade Regional do CaririURCA(2010). Doutoranda e Mestre em Engenharia Agrícola na Área de Processamento eArmazenamento de Produtos Agrícola -UFCG. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia deAlimentos, com ênfase em controle de qualidade, atuando principalmente em gestão de qualidade,processamento, armazenamento e análises físico-químicas

Alexandre José de Melo Queiroz, Universidade Federal de Campina Grande- UFCG

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Campina Grande. Principais linhas de pesquisa: - Processamento e armazenamento de produtos agrícolas; - Secagem de grãos e polpas de frutas; - Propriedades reológicas de fluidos de origem agrícola; - Propriedades termofísicas de produtos agrícolas.

Rossana Maria Feitosa Figueirêdo, Universidade Federal de Campina Grande- UFCG

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Engenharia Agrícola [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento, processamento e propriedades físicas.

Francisco de Assis Cardoso Almeida, Universidade Federal de Campina Grande- UFCG

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1977), Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal da Paraíba (1981), Doutorado em Agronomia pela UNIVERSIDAD POLITECNICA DE CÓRDOBA (1993) na Espanha e Pós-Doutorado em Agronomia pela UNIVERSIDAD POLITECNICA DE MADRID (2002) na Espanha. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande, Campus I. Tem experiência na Área de Agronomia, com ênfase em Produção e Beneficiamento de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes, armazenamento, pós-colheita, secagem, atividade de água e qualidade fisiológica.

Josivanda Palmeira Gomes, Universidade Federal de Campina Grande- UFCG

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor associado iv da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Armazenamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: secagem, armazenamento, atividade de água, sementes e cinética de secagem. Atualmente é Chefe do Laboratório de Armazenamento e Produtos Agrícolas da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, Editora Assistente da Revista de Engenharia Agrícola e Ambiental e Vice-Coordenadora de Pós-Graduação do Curso de Doutorado em Engenharia de Processos (CCT/UFCG).

Downloads

Publicado

2016-12-14

Edição

Seção

Artigos