DEGRADAÇÃO DO EFLUENTE DO TINGIMENTO DE PELES DE PEIXE NA PRESENÇA DE Fe+2 EM SOLUÇÃO E Nb2O5 SUPORTADO EM ZEÓLITAS NaA E NaX (DEGRADATION OF THE FISH SKINS DYEING WASTEWATER IN THE PRESENCE OF Fe+2 IN SOLUTION AND Nb2O5 SUPPORTED ON NaA AND NaX ZEOLITES)

Veronice Slusarski-Santana, Talita M.P. Schimidt, Fernanda F. Brites-Nóbrega, Amanda A.F. Caldato, Edson Sales-Jr, Mara H.N. Olsen-Scaliante, Nádia R.C. Fernandes-Machado

Resumo


A necessidade de se dar um destino adequado às peles, subproduto do processo de filetagem, motivou o desenvolvimento do processo de curtimento de peles de peixe. Este processo consome grande quantidade de água e consequentemente, gera volumes elevados de efluentes líquidos, os quais devem ser tratados adequadamente. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da presença de Fe+2 em solução na degradação do efluente da etapa de tingimento de peles de peixe por fotocatálise usando Nb2O5 suportado em zeólitas NaX e NaA. Catalisadores suportados com 5 e 10% (% mássica) de Nb2O5 foram preparados pelo método da impregnação úmida e caracterizados por análise textural, DRX e espectroscopia fotoacústica. Os testes consistiram em irradiar 300 mL do efluente com ou sem 1 g L-1 do catalisador durante 3, 6 e 10 h na presença de 40 mg de Fe+2 em solução. Os resultados mostraram redução na turbidez do efluente e aumento significativo na condutividade elétrica em todos os tempos reacionais avaliados, indicando a mineralização do efluente. A presença de íons Fe+2 apresentou efeito positivo, aumentando a eficiência de ambos os processos avaliados (com e sem catalisador). A descoloração aumentou com o tempo reacional e 100, 98 e 96% de descoloração foram obtidos com os sistemas UV+Fe+2, UV+10%Nb2O5/NaX+Fe+2 e UV+10%Nb2O5/NaA+Fe+2, respectivamente, após 10 h de irradiação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/engevista.v19i1.797

Apontamentos

  • Não há apontamentos.