ESTUDO PROBABILÍSTICO DAS CARGAS NAS ESTACAS DE DOLFINS DE AMARRAÇÃO E ATRACAÇÃO

Autores

  • Andre Pereira Ramos Universidade Federal do Rio Grande
  • João Paulo Silva Lima Universidade Federal do Rio Grande
  • Bolivar Zanella Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande
  • Mauro de Vasconcellos Real Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v19i2.862

Resumo

Dolfins são estruturas marítimas sujeitas a ações variáveis de difícil previsibilidade. Com isso, para uma análise estrutural segura devem ser consideradas as distribuições estatísticas dessas ações. Neste trabalho, a partir de um modelo estrutural de elementos finitos, empregaram-se os Métodos de Monte Carlo e Latin Hypercubena análise probabilística da estrutura dos dolfins, considerando o efeito da variabilidade dos esforços externos nos valores das reações nas estacas. Para a execução do modelo de elementos finitos e da análise probabilística da estrutura foi utilizado o software ANSYS®. Os resultados mostram que os valores máximos das reações são próximos daqueles previstos nas combinações de cálculo usualmente consideradas no projeto deste tipo de estrutura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Pereira Ramos, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Engenharia Civil e atualmente é aluno do Mestrado em Engenharia Oceânica da Universidade Federal do Rio Grande. Atuou nas áreas de Construção Civil e Industrial em obras de médio e grande porte. Tem experiência em planejamento, coordenação e execução de obras civis, portuárias, industriais e offshore adquirida durante participação em diversas etapas dos projetos de construção das Plataformas P-55, P-58 e P-63 no Pólo Naval do Rio Grande. Tem interesse em análise estrutural, resistência dos materiais, dimensionamento, e planejamento e execução de obras.

João Paulo Silva Lima, Universidade Federal do Rio Grande

Graduado em Engenhria Civil pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro e mestrando em Engenharia Oeânica pela Universidade Federal do RIo Grande.

Bolivar Zanella Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande (2013). Atuou como assistente técnico e encarregado de obras de pequeno e médio porte, além de trabalhar como engenheiro autônomo na área de projeto e execução de obras de pequeno porte. Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mauro de Vasconcellos Real, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1985), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é Professor Titular, da Escola de Engenharia, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, concreto protendido, elementos finitos, estruturas, vigas, pilares e análise probabilística. Ultimamente também tem se dedicado ao estudo de estruturas navais e offshore, em especial ao problema da flambagem elástica e inelástica de colunas e placas. 

Downloads

Publicado

2017-05-08

Edição

Seção

Artigos