SETORIZAÇÃO E FILTRAGEM DE MÉDIA MÓVEL NA ANÁLISE ESTATÍSTICA DO SINAL RÁDIO MÓVEL

Autores

  • Leni Joaquim Matos Universidade Federal Fluminense
  • Vitor Siqueira Pacheco Marinha do Brasil
  • Wilyam Torres Meza PUC -Rio
  • Edson Cataldo

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v19i2.843

Resumo

Através da métrica L1, este artigo trata da comparação entre as funções densidade de probabilidade obtidas segundo a técnica de setorização e da filtragem por média móvel sobre as potências das amostras de sinal rádio móvel, adquiridas em ambiente indoor na faixa de 430 MHz, concluindo sobre o número de amostras a ser usado nas janelas dos filtros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leni Joaquim Matos, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada IV, trabalha na UFF desde agosto de 1985, no Departamento de Engenharia de Telecomunicações, atualmente coodenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Elétrica e deTelecomunicações.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, atuando em Propagação no canal rádio, Propagação no canal acústico submarino e Antenas.

Vitor Siqueira Pacheco, Marinha do Brasil

Mestre em Engenharia de Telecomunicações pela UFF, em 2012. Atualmente é oficial engenheiro da Marinha do Brasil.

Wilyam Torres Meza, PUC -Rio

Mestre em Engenharia de Telecomunicações pela UFF, em 2008 e Doutor em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2013. Atualmente trabalha na Claro RJ.

Downloads

Publicado

2017-05-08

Edição

Seção

Artigos