COMBINAÇÃO DAS TÉCNICAS NUMÉRICAS TPFA E IMPES PARA SIMULAÇÃO DO ESCOAMENTO ÓLEO-ÁGUA EM RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO

Autores

  • Társis Baia Fortunato Universidade Federal do Espírito Santo
  • Julio Cesar Sampaio Dutra Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wellington Betencurte da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v19i3.902

Resumo

A simulação de reservatório de petróleo é uma forma de diagnóstico do escoamento de fluido neste meio poroso. Porém, obter uma simulação coerente requer romper desafios de ordem numérica para a solução de modelos complexos. O modelo utilizado neste trabalho para a simulação é uma formulação conhecida como segregada, pois, a partir de uma manipulação algébrica, obtém-se uma Equação da Pressão e uma Equação da Saturação, que podem ser resolvidas de forma segregada. Estas duas equações são acopladas por um termo de velocidade. Este modelo é discretizado com o método dos Volumes Finitos, utilizando a técnica TFPA (Two Point Flux Approximation), e levando em consideração o esquema de solução IMPES (Implicit Pressure Explicit Saturation). Desta forma, esta metodologia é aplicada a um estudo de caso de domínio espacial heterogêneo, o que possibilita o teste de robustez do algoritmo, discretização e simulação numérica, bem como a viabilidade computacional. Os resultados para os campos de pressão e saturação se mostraram consistentes com a literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Sampaio Dutra, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2006), doutorado-sanduíche em Norges Teknisk-naturvitenskapelige Universitet - NTNU (2011) e doutorado em Engenharia Química pela COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2012). Atualmente, é professor adjunto do curso de Engenharia Química da UFES e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química também da UFES, onde é coordenador no período 2016-2018.

Wellington Betencurte da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Matematica pela Universidade Federal Fluminense(2006), mestrado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia(2008), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2012), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colegio Jesus Cristo Rei(1998) e ensino-medio-segundo-graupelo Colegio Jesus Cristo Rei(2001). Atualmente é Professor Adjunto A da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:Problemas Inversos, Métodos Bayesianos, Combustão.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Edição

Seção

Artigos