UMA APLICAÇÃO DE ALGORÍTMOS GENÉTICOS AO PROBLEMA DE TIMETABLING

Autores

  • Alfredo Ricardo de Faria Passos COPPE
  • Elkin Yesid Veslin Diaz COPPE
  • Magda Judith Morales Tavera COPPE/UFRJ
  • Plácido Mateus Jequenesse Universidade Ednuardo Mondlane
  • Marcelo Neder Machado IME

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v19i4.892

Resumo

O artigpo aplica uma versão modificada de Algorítmos Genéticos a um importante problema de Timetabling. 

 

As soluções encontradas satisfizeram as restrições do problema e foram obtidas dentre de um tempo ce processamento acessível para uma situação de tomada de decisão organizacional.

 

A versão modificada foi implementada em linguagem C.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Ricardo de Faria Passos, COPPE

Aluno de Pós-Doutorado em Sistemas Computacionais da COPPE/COC. Doutor e Mestre em Pesquisa Operacional pela COPPE. Ecponomista pela UFRJ e Administrador pelo IBMEC. Atua com áreas de pesquisa em Métodos computacionais, machine learning, e estatística (sobretudo métodos de previsão, classificação e clusterização de dados). Possui também vasta experiência profissional na área financeira e atuarial.

Elkin Yesid Veslin Diaz, COPPE

Doutorando em Engenharia Mecânica ma COPPE-UFRJ. Possui graduação em Engenharia Mecatrônica - Universidad Autónoma de Bucaramanga (2004), Aspirante de Mestrado em Ciências em Engenharia Mecânica - Universidad Federal de Rio de Janerio UFRJ/COPPE. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Automação Industrial atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas SCADA, instrumentação industrial, automação industrial, robótica, máquinas mecatrônicas, Exoesqueletos, Flatness. Bolsista de Doutorado na COPPE em Engenharia Mecânica.

Magda Judith Morales Tavera, COPPE/UFRJ

Doutoranda em Engenharia Mecânica. Possui graduação em Engenharia Mecatrônica - Universidade Autônoma de Bucaramanga - Colômbia (2005), Mestrado em Ciencias em Engenharia mecânica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - Bolsista Nota 10 da FAPERJ COPPE/UFRJ (2007), Atualmente é estudante de Doutorado em Engenharia Mecânica e bolsista CNPq da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Automação Industrial atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas SCADA, instrumentação industrial, automação industrial, robótica, máquinas mecatrônicas, Robôs contra Incêndios.

Plácido Mateus Jequenesse, Universidade Ednuardo Mondlane

Mestre em Engenharia da Produção (Pesquisa Operacional) pela COPPE/UFRJ. Atualmente é Assistente Universitário na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.

Marcelo Neder Machado, IME

Gerente de Estratégia Ferroviáriana MRS Logística S.A. Graduado em Engenharia de Produção pela UFJF com 1 semestre cursado na North Carolina State University (NCSU/EUA), pós-graduado em Engenharia Ferroviária pelo IME e especialização em Controle de Qualidade e Modelos de Previsão pela UFJF (em curso).  Professor do curso de Simulação do programa de Especialização em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juíz de Fora.

Downloads

Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

Artigos