OS IMPACTOS DAS VARIÁVEIS MACRO-ECONOMICAS NO SETOR DE AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA

DEIVISON DA SILVEIRA PEREIRA, Ricardo Bordeaux Rego, Michelle Pereira Muller, João Carlos Correia Baptista Soares de Mello

Resumo


O Brasil apresenta o terceiro maior mercado de aviação comercial no mundo e até então mercado em expansão. No entanto, as empresas aéreas brasileiras amargaram nos últimos anos prejuízos bilionários que levam a um ajuste nas suas operações. A avaliação dos fatores que impactam nas operações é objeto deste estudo, onde se verifica em uma análise dos últimos 14 anos quais variáveis macroeconômicas interferem e onde estas impactam, seja em oferta, demanda, tarifa ou custos. O presente trabalho através de modelos de regressão log-log procura estimar as curvas de cada fator de análise para decisão estratégia. Procura-se verificar como o comportamento do mercado está levando as empresas à derrocada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/engevista.v19i4.924

Apontamentos

  • Não há apontamentos.