ANÁLISE DA CINÉTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA DA SECAGEM DA POLPA DE BURITI (MAURITIA FLEXUOSA L) (ANALYSIS KINETICS AND MATHEMATICAL MODELS OF THE BURITI’S PULP DRYING)

ILA RAQUEL MELLO CARDOSO, Abraham Damian Giraldo Zuniga, Pãmella Fronza, Amanda Galvão Maciel, Jéssica da Silva Ferreira

Resumo


Resumo: A planta do buriti Mauritia flexuosa L. de origem amazônica é também encontrado nas regiões brasileiras do Tocantins, Goiás, Maranhão entre outros. A desidratação é considerada uma tecnologia relativamente simples, contribuindo para a remoção da umidade do alimento aos níveis de conservação, o aumento da vida de prateleira, a diminuição do peso do produto final para o transporte entre outros benefícios. O presente trabalho teve como objetivos: estudar a cinética de secagem da polpa de buriti nas temperaturas de 40ºC ±2ºC, 50ºC ±2ºC e 60ºC ±3ºC, aplicar e ajustar modelos matemáticos para estes dados experimentais. Foram utilizados frutos do buriti colhidos frescos e maduros da cidade de Palmas - TO. Para determinar a cinética de secagem, a polpa do buriti foi modelada em 3 (três) formatos distintos de cilindros (discos), cubos e losangos. Quando comparado os modelos matemáticos de Henderson e Pabis e de Newton para o estudo da cinética de secagem, aquele apresentou os melhores ajustes para todos os coeficientes de diferentes temperaturas e formatos, com os valores dos coeficientes de determinação (R2) superiores a 0,9982 e erro médio relativo (P) inferior a 10%. A polpa do buriti no formato de cilindros apresentou umidade de equilíbrio com o tempo de 22h, 17h e 13h para as temperaturas de 40ºC, 50ºC e 60º C respectivamente. A polpa de buriti no formato de cubos ,para as temperaturas de 60ºC, 50ºC e 40ºC, apresentou tempo de equilíbrio de 12h, 16h e 18h respectivamente.  Já a modelagem de losangos apresentou equilíbrio de umidade de 11h, 16h e 20h para as respectivas temperaturas de 60ºC, 50ºC e 40ºC. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/engevista.v19i5.946

Apontamentos

  • Não há apontamentos.