DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL PERMEABILIDADE POR CARGA CONSTANTE

Autores

  • Cristina Lima Morais Universidade Federal do Espírito Santo
  • Pâmela Rossoni Lima Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Paula Meneguelo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Daniel Cunha Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v19i5.984

Resumo

A formação em Engenharia exige do aluno um conhecimento consolidado em fenômenos físicos e/ou químicos que regem diversos processos. Dentro deste cenário, cabe a Universidade promover uma formação que consolida o conhecimento, e desenvolve a capacidade de ser flexível a ponto de propor mudanças em metodologias e processos. Durante o desenvolvimento deste trabalho, uma bancada, inicialmente projetada para estudos de diferentes geometrias de barragem, foi adaptada para avaliação da lei de Darcy. Os resultados obtidos foram coerentes com a literatura, evidenciando a eficiência da metodologia adotada frente a essa nova configuração, sendo possível assim, reafirmar a importância da realização desse tipo de atividade na formação dos profissionais da Engenharia. Através deste trabalho a aplicação da bancada foi expandida por meio de soluções apresentadas pelos alunos envolvidos.

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Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos