DRENAGEM URBANA NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS-RN: UMA PERSPECTIVA SOBRE OS IMPACTOS E A NECESSIDADE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO (DRAINAGE IN URBAN COUNTY OF PAU DOS FERROS -RN: A PERSPECTIVE ON IMPACTS AND YOUR NEED FOR IMPLEMENTATION)

Autores

  • Moisés Eduardo Lins Mendes Pinto Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Almir Mariano de Sousa Júnior Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v20i1.1000

Resumo

Por ser um polo comercial e estar se tornando um polo universitário, a cidade de Pau dos Ferros-RN, ao longo do tempo passou a ser um espaço de produção econômica e social, pelo comércio e serviços básicos oferecidos. Porém, esse avanço resulta em impactos sobre a infraestrutura urbana, ocasionando impactos sociais, econômicos e ambientais em função do uso inadequado e sem planejamento do meio físico no qual se instalaram. Para tanto, esse trabalho buscou mostrar a realidade que a cidade enfrenta em relação a deficiência da drenagem urbana e a necessidade de programas de controle e manutenção de sua infraestrutura, que garantam o perfeito funcionamento do sistema sem comprometer a qualidade de vida da população. O delineamento da pesquisa adota um enfoque qualitativo, realizado através de estudo bibliográfico e de campo, onde através de visitas à diversos locais da cidade pode-se identificar a presença ou não de áreas de riscos, além de contar com a colaboração da Prefeitura Municipal da cidade estudada com informações e documentos acerca do tema.

 Palavras-chave: Infraestrutura; Drenagem Urbana; Pau dos Ferros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Eduardo Lins Mendes Pinto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Tecnólogo de Petróleo e Gás pela Universidade Potiguar (UnP), Especialista em Engenharia de Petróleo e Gás Natural e Graduando em Engenharia Civil (Universidade Federal Rural do Semi-Árido). Atualmente é bolsista de extensão do Programa Acesso à Terra Urbanizada, financiado pelo Ministério das Cidades, que trabalha com Regularização Fundiária de Interesse Social em municípios do estado do Rio Grande do Norte. Ao longo dos correntes dois anos de projeto de extensão, atuou em diversas áreas, tais como: Engenharia Civil, elaboração do Plano Diretor Participativo do Município de Pau dos Ferros-RN, Assistência Social e, atualmente, topografia.

Almir Mariano de Sousa Júnior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialista em Geografia e Gestão Ambiental, Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás Natural e Doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo (UFRN). Atualmente é professor Efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Foi Professor e Coordenador de Curso de Graduação e Pós Graduação em Eng. de Petróleo e Gás Natural da Universidade Potiguar, Gerente e Assessor Técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN). Tem experiência na área de Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção com ênfase em Segurança do Trabalho/Ergonomia, Tomada de Decisão com apoio multicritério, Desempenho Habitacional e Regularização Fundiária.

Downloads

Publicado

2018-02-19

Edição

Seção

Artigos