Estudo do Processo de Soldagem por Fricção e Mistura por Ponto em juntas de Alumínio da Liga AA2024-T3 em centro de usinagem CNC

Autores

  • Franco da Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Schröpfer Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Flávio Kieckow Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Filipe Molinar Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Janis Elisa Ruppenthal Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonardo Nabaes Romano Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcela Avelina Bataghin Costa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v20i1.1033

Resumo

A necessidade de redução de custos operacionais e a busca por inovações nos diferentes nichos de mercado aumentou, com ênfase para o desenvolvimento de novos processos de fabricação. Uma das novas tecnologias é o processo denominado Friction Stir Spot Welding (FSSW), o qual contempla características como agilidade e economia nos sistemas produtivos. Nesse contexto, o objetivo do artigo consiste em desenvolver o processo FSSW em juntas de alumínio da liga AA2024-T3, utilizando diferentes parâmetros de soldagem, a fim de comparar os resultados com o processo de rebitagem. Como complemento, analisam-se os efeitos da rotação da ferramenta e do tempo de patamar sobre as propriedades mecânicas da liga considerada. Como resultados, constatou-se que a resistência da solda FSSW em relação ao processo de rebitagem apresentou propriedades mecânicas superiores para os corpos de prova quando utilizado o ensaio de cisalhamento e que os parâmetros de soldagem que proporcionaram maior eficiência nos testes de tração e de cisalhamento foram o tempo de patamar de 6 segundos e de rotação de 3000 rpm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franco da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/ UFSM). Membro do grupo de pesquisas do Núcleo de Inovação e Competitividade (NIC). Bacharel em Engenharia Mecânica (URI).

Daniel Schröpfer, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Engenheiro Mecânico (URI). 

Flávio Kieckow, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Engenheiro Industrial Mecânico (URI). Mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (UFRGS). Doutor em Ciências dos Materiais (UFRGS).

Filipe Molinar Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Engenharia Agrícola (PPGEA/UFSM). Mestre em Engenharia de Produção (UFSM). Engenheiro Mecânico (URI). Perito Criminal (IGP-RS).

Janis Elisa Ruppenthal, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC). Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Bacharel em Engenharia Química (UFSM).

Leonardo Nabaes Romano, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia Mecânica (UFSC). Mestre em Engenharia Mecânica (UFSC). Bacharel em Engenharia Mecânica (UFSM). Foi Engenheiro de Produtos da empresa Consul S.A e Multibras S.A. Eletrodomésticos (Joinville, SC). É Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSM, atuando como docente no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e em Engenharia de Produção da UFSM. Tem experiência na área de pesquisa de desenvolvimento de produtos Industriais, ênfase em máquinas agrícolas.

Marcela Avelina Bataghin Costa, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Especialista MBA Gestão Estratégica em Finanças Pela Universidade Federal de São João del Rei (2007). Bacharel em Administração pelo Centro Mineiro de Ensino Superior (2006). Atuou como professora Adjunta do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul até junho de 2015. Atualmente é Professora dos curso Superior de Tecnologia em Processos gerenciais e Curso Técnico em Qualidade do IFSP -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus de São Carlos.  

Downloads

Publicado

2018-02-19

Edição

Seção

Artigos