PROJETO CONCEITUAL E ANÁLISE ESTRUTURAL COM UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS EM UM CHASSI BAJA SAE

Danielle Carlos Campos Carvalho Boynard, Alessandro da Silva Rolin

Resumo


O objetivo deste trabalho é definir uma estrutura para um veículo off-road destinado a competição Baja SAE (SocietyofAutomotiveEngineers), criado a partir do estudo do regulamento, obedecendo às normas estipuladas pelo mesmo, visando avaliar os resultados dos pontos críticos, fundamentados a partir de cenários usuais da competição. Os cenários foram criados baseados em obstáculos que geram flexão, torção, carregamento lateral e capotamento do veículo.

Atualmente é comum o uso de softwares para desenvolver projetos. Eles possibilitam adequ/ações ao projeto, prevendo o comportamento do material, simulando fatos reais aos quais o mesmo será submetido. Entre muitos destes softwares, foi escolhido para ser utilizado o Solidworks®. O SolidWorks® Simulation utiliza o “Finite Element Method” (FEM).

A finalidade da aplicação do programa SolidWorks® Simulation no chassi do protótipo é calcular a resposta da estrutura às solicitações a que mais frequentemente estará sujeita. Para tal, será executada a sequência básica de etapas para aplicação do Método de Elementos Finitos apresentada em etapas de pré-processamento (Problema estrutural, planejamento do modelo de elementos finitos elaboração da malha de elementos finitos, condições de contorno, restrições e carregamento); Processamento (Solução) e pós-processamento (Verificação dos resultados).

PROJETO CONCEITUAL E ANÁLISE ESTRUTURAL COM UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS EM UM CHASSI BAJA SAE

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/engevista.v20i2.1350

Apontamentos

  • Não há apontamentos.