PROJETO CONCEITUAL E ANÁLISE ESTRUTURAL COM UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS EM UM CHASSI BAJA SAE

Autores

  • Danielle Carlos Campos Carvalho Boynard Institutos Superiores de Ensino do Censa
  • Alessandro da Silva Rolin

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v20i2.1350

Resumo

O objetivo deste trabalho é definir uma estrutura para um veículo off-road destinado a competição Baja SAE (SocietyofAutomotiveEngineers), criado a partir do estudo do regulamento, obedecendo às normas estipuladas pelo mesmo, visando avaliar os resultados dos pontos críticos, fundamentados a partir de cenários usuais da competição. Os cenários foram criados baseados em obstáculos que geram flexão, torção, carregamento lateral e capotamento do veículo.

Atualmente é comum o uso de softwares para desenvolver projetos. Eles possibilitam adequ/ações ao projeto, prevendo o comportamento do material, simulando fatos reais aos quais o mesmo será submetido. Entre muitos destes softwares, foi escolhido para ser utilizado o Solidworks®. O SolidWorks® Simulation utiliza o “Finite Element Method” (FEM).

A finalidade da aplicação do programa SolidWorks® Simulation no chassi do protótipo é calcular a resposta da estrutura às solicitações a que mais frequentemente estará sujeita. Para tal, será executada a sequência básica de etapas para aplicação do Método de Elementos Finitos apresentada em etapas de pré-processamento (Problema estrutural, planejamento do modelo de elementos finitos elaboração da malha de elementos finitos, condições de contorno, restrições e carregamento); Processamento (Solução) e pós-processamento (Verificação dos resultados).

PROJETO CONCEITUAL E ANÁLISE ESTRUTURAL COM UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS EM UM CHASSI BAJA SAE

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Carlos Campos Carvalho Boynard, Institutos Superiores de Ensino do Censa

Engenheira Mecânica, pós graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho, projetista mecânica.

Downloads

Publicado

2018-04-03

Edição

Seção

Artigos