ELABORAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DE PROTOTIPAGEM LIVRE PARA AUTOMAÇÃO EM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA (DEVELOPMENT OF AN OPEN SOURCE PROTOTYPING PLATFORM FOR AUTOMATION IN WATER SUPPLY SYSTEM)

Fernando Ferreira Lima dos Santos, Guilherme de Moura Araújo, Leticia Cardoso Madureira Tavares, Rodrigo Nogueira Martins, Lucas de Arruda Viana

Resumo


Os recursos hídricos vêm ganhando cada vez mais destaque nos cenários nacional e internacional. Associar a disponibilidade deste ao consumo doméstico e às atividades econômicas através de um manejo sustentável, vêm se tornando um grande desafio para a humanidade. No Brasil, mais especificamente em algumas das regiões metropolitanas mais populosas, assim como no semiárido, a escassez de recursos hídricos vem se agravando. Junto a isso, pesquisas apontam um elevado índice de desperdício desse recurso no sistema de distribuição e no consumo. De forma a minimizar o desperdício de água, o presente trabalho tem como finalidade a elaboração de um protótipo de baixo custo, flexível e de fácil manuseio, com o propósito de automatizar um sistema de bombeamento em uma caixa d’água residencial. Para isso, foram utilizados um microcontrolador acoplado à um sensor ultrassônico e dois galões d’água, a fim de simular um sistema de abastecimento de água e propor um monitoramento do nível através do sensor. Pode-se concluir que este protótipo possui potencial para melhoria, sendo a adição de um módulo de telemetria uma alternativa para o monitoramento à distância, e possui grande potencial para popularização no meio urbano e rural, devido à sua portabilidade, baixo custo e eficiência comprovada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/engevista.v20i5.9561

Apontamentos

  • Não há apontamentos.