MESCLANDO FRONTEIRAS NO MATO GROSSO DO SUL: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O DEVIR DA MULTI/TRANSTERRITORIALIDADE “GAÚCHA”

Autores

  • Marcos Mondardo Universidade Federal da Bahia/Campus Barreiras

Palavras-chave:

território, multi/transterritorialidade, Dourados/MS

Resumo

No mundo contemporâneo da intensificação do movimento e da aceleraçaõ das relações, buscamos compreender como a dimensão espacial está sendo transformada com a globalização, especialmente no tocante a construção/ interação de territórios/territorialidades  através da reafirmaçaõ/recombinação identitária no trânsito espacial situados no interior dos processos de hibridização. O objetivo deste artigo é analisar prliminarmente, pelo viés do debate identitário, a mobilidade "gaúcha" para Dourados no Mato Grosso do Sul , a partir da década de 1970, e a relaçaõ tensa e conflitiva dos territórios/territorialidades de indígenas e paraguaios. Por meio de entrevistas reconstituímos, pelas fontes orais, as trajetorias espaciais e de vida dos sujeitos objetivando problematizar e demonstrar os ocultose manifestos conflitos e tensões resultantes de diferentes relações entre territórios/territorialidades, procurando apreender, nessa potencial "mescla territorial-cultural", o devir, pela mudança de comportamente, da multi/transterritorialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-01

Como Citar

MONDARDO, M. MESCLANDO FRONTEIRAS NO MATO GROSSO DO SUL: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O DEVIR DA MULTI/TRANSTERRITORIALIDADE “GAÚCHA”. Ensaios de Geografia, v. 1, n. 1, p. 7-30, 1 ago. 2012.

Edição

Seção

Artigos