JOVENS E FAVELAS: EM BUSCA DE VISIBILIDADE POLÍTICA

Autores

  • MARIO PIRES SIMÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Palavras-chave:

juventude, espaço, diferença, espaços populares

Resumo

Este artigo procura discutir alguns movimentos de visibilidade de jovens de origem popular, residentes em favelas cariocas a partir do seu espaço vivido. Assinala-se a invisibilidade de jovens oriundos de determinadas favelas da cidade do Rio de Janeiro, destacando-se que existem diferentes modos de ser e estar jovem e, especialmente estes jovens têm suas vidas marcadas pela desigualdade e pela distinção territorial de direitos.  Busca-se no espaço vivido destes jovens, reunir informações sobre trajetórias de vida e práticas culturais e com isso apontar movimentos de visibilização destes jovens, tais como: as novas representações estéticas que fazem de si e do espaço da favela em que vivem, as estratégias de comunicação e de construção de redes a partir das ferramentas da tecnologia digital, o fortalecimento de uma cultura de rua, mesclando formas e conteúdos novos de participação social e a invenção de novos lugares para si a partir do auto-reconhecimento e do reconhecimento mútuo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIO PIRES SIMÃO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ. Colaborador da organização da sociedade civil Observatório de Favelas do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-01-10

Como Citar

SIMÃO, M. P. JOVENS E FAVELAS: EM BUSCA DE VISIBILIDADE POLÍTICA. Ensaios de Geografia, v. 4, n. 8, p. 7-27, 10 jan. 2016.

Edição

Seção

Artigos