A SAÚDE E O AMBIENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS: VIESES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Lucile Daniel Moreira, Maylta Brandão dos Anjos, Giselle Rôças, Sheila Pressentin Cardoso

Resumo


O livro didático atua como um dos principais meios de propagação de ideologias na escola, possibilitando discussões e debates sobre diferentes temáticas. Permite a construção de um diálogo entre o tema central e secundários que se imbricam à discussão ou ao tema. Este recurso didático permite um trabalho com valores e representação do fazer cotidiano, tornando-se ferramenta relevante para o ensino de ciências. Nesse aspecto, a pesquisa teve como objetivo analisar como as temáticas - saúde e ambiente – são apresentadas nos diferentes livros do PNLEM de disciplinas que tangenciam o ensino de ciências, doados às escolas públicas de ensino médio de Nilópolis. O principal objetivo foi analisar alguns aspectos do livro didático, cujos resultados serviram de base para a discussão das práticas pedagógicas que orientam a inserção dos temas saúde e ambiente como vieses no ensino de ciências no currículo das escolas públicas de ensino médio.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i1.a21004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.