TRANSVERSALIDADE, FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS

Autores

  • ISABEL MARTINS NUTES/UFRJ
  • ELISANGÊLA OLIVEIRA DE FREITAS NUTES/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i1.a21018

Resumo

Este estudo visa a contribuir com debate sobre como a saúde é abordada nos livros de ciências. A pesquisa envolveu uma análise de conteúdo de textos que tratavam de temáticas relacionadas à saúde em uma coleção de grande penetração junto ao professorado. Perguntamos em que medida estes textos dialogam com os PCN, em particular no que diz respeito às principais orientações contidas neste documento para trabalhar aspectos relacionados à transversalidade, à formação para a cidadania e à promoção da saúde. Nossas análises mostraram uma defasagem entre as orientações contidas nos PCN e as abordagens da coleção, que se caracterizam pela ausência de discussões que considerem diferentes dimensões do conceito de saúde tais como renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável, recursos sustentáveis, equidade e justiça social.

Palavras chave: Educação em saúde, Análise de conteúdo, Livro didático, Tranversalidade, Promoção da saúde, Formação para a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

MARTINS, I., & FREITAS, E. O. D. (2008). TRANSVERSALIDADE, FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS. Ensino, Saude E Ambiente, 1(1). https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i1.a21018

Edição

Seção

Artigos