EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE REVISÃO

ANDRÉ DA SILVA BRITES, IVONE EVANGELISTA CABRAL

Resumo


Este estudo investigou os trabalhos científicos de Educação Ambiental (EA) inseridos no contexto do ensino de Ciências no período de 2005 a 2011, no sentido de aproximar ainda mais este tema, uma vez que a concepção de ambiente no ensino de Ciências desempenha um papel central no desenvolvimento desta disciplina escolar. Foram consultados os periódicos “Investigações no ensino de ciências” e “Ciência e Educação”, através do Portal de Periódicos da CAPES, além da BVS (Biblioteca Virtual de Saúde). A EA vem se destacando no campo da pesquisa de maneira inter e pluridisciplinar, podendo, além disso, servir de base para a criação de projetos políticopedagógicos que auxiliem no debate de questões socioambientais e contribuam para uma educação comprometida com o desenvolvimento sustentável. Percebe-se ainda uma preocupação em associar educação ambiental às atividades de ensino de ciências e integrar esse tema na prática pedagógica dos professores, respeitando-se o contexto dos alunos.
Palavras-chave: educação ambiental; ensino de ciências; escola.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21076

Apontamentos

  • Não há apontamentos.