O TEMA TRANSVERSAL ORIENTAÇÃO SEXUAL NOS PCN E A ATITUDE DOS PROFESSORES: CONVERGENTES OU DIVERGENTES?

ANDREIA LIRA, ZÉLIA JOFILI

Resumo


Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estabelecem a orientação sexual como um dos temas transversais e, por sua complexidade, contempla as mais diversas áreas de
conhecimento, mas comumente é associada aos conteúdos dos sistemas reprodutores abordados em Ciências e Biologia nos ensinos fundamental e médio, respectivamente.
Nesse sentido, buscou-se conhecer a atitude de professores de Ciências Biológicas nas aulas de orientação sexual. Foram criadas cinco características dentre algumas daquelas
que os PCN apontam como necessárias para o desenvolvimento do tema: “clareza”, “sistematização”, “atitudes de acolhimento às expressões dos estudantes”, “domínio de conteúdo” e “aspectos trans-disciplinares”. Convergências e divergências foram identificadas entre a prática dos professores e os aspectos dos PCN escolhidos para o estudo como categorias de análise. Ficaram identificadas convergências nas categorias “sistematização” e “atitudes de acolhimento”, e divergências em “aspectos transdisciplinares”.
No entanto, não foram identificadas divergências nem convergências explicitas nas categorias “clareza” e “domínio de conteúdo”.
Palavras-chave: Temas transversais, Orientação sexual, PCN, Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i1.a21102

Apontamentos

  • Não há apontamentos.