O OLHAR DE UM LICENCIANDO PARA O ENSINO DE QUÍMICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

FÁTIMA DE PAIVA CANESIN, OSWALD CÉSAR VIANNA SILVA, ROSE MARY LATINI

Resumo


A percepção ambiental é a etapa inicial para uma atuação mais ampla da Educação Ambiental que deve estar inserida em todos os seguimentos da escola, desde o fundamental ao ensino médio. O profissional da química é um dos atores que pode atuar como motivador da compreensão do meio ambiente e as suas relações com a química. O trabalho relata a prática de um licenciando em Química, da Universidade Federal Fluminense ao elaborar aulas expositivas contextualizando conceitos químicos com meio ambiente. Um jogo didático foi desenvolvido e aplicado com o objetivo de ser
mais um recurso pedagógico na construção de conhecimentos acerca de problemas ambientais. O jogo é do tipo de trilha e os alunos jogam em grupos, tendo o professor como mediador, respondendo perguntas com as temáticas ambientais: resíduos sólidos, efeito estufa, chuva ácida, desperdício de água. Participaram da pesquisa alunos da segunda série de uma escola pública da cidade de Niterói/RJ. Os resultados apontam
que a aproximação do licenciando com o cenário escolar, favoreceu a constituição de uma prática reflexiva para o professor em formação.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Jogo Didático, Ensino de Química

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DOI: https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21111

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