O QUE É MÉTODO CIENTÍFICO NA QUÍMICA DO COTIDIANO THE SCIENTIFIC METHOD IN DAY-TO-DAY CHEMISTRY

MARTA BELLINI, REGINA MARIA PAVANELLO, JOSÉ MARCOS BATISTA

Resumo


Neste artigo apresentamos a análise das argumentações que sustentam a noção de método científico na Coleção Química na abordagem do cotidiano, de Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto, Editora Moderna. O objetivo foi verificar quais são as argumentações dos autores quando explicam aos professores e aos alunos a ciência química aplicada ao cotidiano. O critério para a escolha dessa Coleção foi a sua indicação pelo Programa Nacional do Livro Didático de Ensino Médio - PNLEM – de 2008 e sua proposta de ensinar/aprender a química pela abordagem do cotidiano. Nosso referencial teórico para o exame das argumentações foram os estudos de Breton, Lakoff e Jhonson, Perelman, Reboul e Chalmers. Os resultados indicam três problemas na
abordagem do cotidiano realizada nessa Coleção: a) um, de dimensão epistemológica, que é a crença dos autores em que o conhecimento está fora do homem. Trata-se do postulado sustentado pela hipótese empirista de conhecimento: a de que se apreende apenas pela experiência, sem a necessidade da elaboração de hipóteses, de problemas de pesquisa, de metodologias diversas; b) um problema metodológico, decorrente do epistemológico, que é admitir apenas a OBSERVAÇÃO como instrumento para elaborar as teorias; c) e, por último, um problema pedagógico, decorrente dos anteriores, que é o de confundir o real do cotidiano do cientista (no seu laboratório pesando, medindo, fazendo  experimentações, elaborando hipóteses) com as ilustrações dos livros didáticos e o real do cotidiano do aluno. Estes três níveis se entrelaçam e definem a metáfora OBSERVAÇÃO como condutora da produção da ciência, como fundamento de todos os métodos científicos e como exigência para o ensino e a aprendizagem.
Palavras-chave: ensino de química; livros didáticos de química; química do cotidiano

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i3.a21125

Apontamentos

  • Não há apontamentos.