CIÊNCIA COMO HISTÓRIAS DO MUNDO: DILEMAS E DICOTOMIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA PEDAGOGIA

Autores

  • Celso Sánchez Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio deJaneiro (UNIRIO)
  • Tiago Ribeiro Bolsista de Iniciação Científica IC-UNIRIO, integrante da Rede de Formação Docente Compartilhada (FORMAD) e do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF).

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i1.a21137

Resumo

A partir de experiências investigativas com uma turma da disciplina Ciências NaturaisII, no curso de Pedagogia da UniRio, pretende-se discutir percursos, percalços, dilemase dicotomias presentes na formação do educador para o ensino de ciências. Por que,apesar de toda reflexão e discussão acerca da superação da concepção do ensino deciências como mera transmissão de conhecimentos científicos, é tão difícil para osprofessores em formação pensar formas outras de ensinar Ciências? Através do diálogocom narrativas discentes, intenta-se enfrentar questões propostas por Roseli & Caluzi(2004) acerca dos desafios do ensino de ciências e suas relações com o mundocotidiano, através da reflexão da composição rizomática do conhecimento e da própriaconstrução do conhecimento científico. Assim, faz-se uma reflexão sobre o formaçãodocente tendo em vista a (re)significação do ensino de ciências, enquanto possibilidadepara a (trans)formação de cidadãos críticos e atuantes em um mundo em crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Sánchez, C., & Ribeiro, T. (2013). CIÊNCIA COMO HISTÓRIAS DO MUNDO: DILEMAS E DICOTOMIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA PEDAGOGIA. Ensino, Saude E Ambiente, 5(1). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i1.a21137

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)