RISCOS AMBIENTAIS EM AMBIENTE HOSPITALAR

Autores

  • Wendel Mombaque dos Santos 1Universidade Católica Dom Bosco, Pós Graduando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Pampa e Mestrando da Universidade Federal do Pampa. Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa.
  • Cristiane Costa Schossler Curso de pós-graduação Lato Sensu da Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21141

Resumo

O Hospital tem características de apresentar um elevado índice de riscos, aos quais os trabalhadores estão expostos com frequência no cotidiano de suas atividades. Esta pesquisa tem como objetivo identificar os riscos ambientais existentes na unidade de processamento de roupas de serviços de saúde. Trata-se de uma pesquisa exploratória de enfoque qualitativo e quantitativo em uma unidade de processamento de roupas de serviços de saúde, através de observação. O estudo possibilitou o conhecimento e a elaboração do mapa de riscos da unidade estudada, ficando evidenciada a grande quantidade de riscos a que estão expostos estes profissionais, que foi desenvolvido conforme a portaria nº. 25 de1994. Aelaboração deste mapa de riscos contribuiu para os trabalhadores estarem cientes dos riscos a que estão expostos, de modo a adotarem medidas de proteção, com a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.

 Palavras-Chave: Enfermagem do trabalho; Riscos ambientais; Serviço hospitalar de lavanderia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

dos Santos, W. M., & Schossler, C. C. (2013). RISCOS AMBIENTAIS EM AMBIENTE HOSPITALAR. Ensino, Saude E Ambiente, 6(3). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21141

Edição

Seção

Artigos