CONCEPÇÕES DE NATUREZA E DE AMBIENTE A PARTIR DE PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA DE FILOSOFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Aline de Fátima Santos Camara Cooper Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Maylta Brandão dos Anjos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Verônica Pimenta Velloso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21163

Resumo

A presente comunicação investiga as diferentes percepções filosóficas da natureza, realizando um breve levantamento bibliográfico sobre a temática ambiental. Foram selecionados quatro periódicos nacionais da área de Filosofia para a pesquisa. O viés mais significativo que pode ser percebido entre os trabalhos selecionados, perfazendo significativas contribuições para o ensino de ciências no que tange a questão ambiental, é o de que, perante o atual estado da arte da ciência em que se postula a crise paradigmática, faz-se necessário que os seres humanos sejam reintegrados à natureza, contrariamente ao que se configurou a partir do pensamento moderno. Essa é uma tendência que vem sendo observada em propostas da educação ambiental centradas no conhecimento ético e crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Fátima Santos Camara Cooper, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Formada em Ciências Biológicas pela UFRRJ, atuo como docente de ciências das redes municipais de Angra dos Reis e do Rio de Janeiro. Além disso, sou mestranda pelo Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pelo PROPEC - IFRJ.

Maylta Brandão dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutora em Ciências Sociais pelo CPDA/ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisas GPTEEA do IFRJ.

Verônica Pimenta Velloso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutora em História das Ciências da Saúde - Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz e professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis.

Downloads

Publicado

2014-07-13

Como Citar

Cooper, A. de F. S. C., Brandão dos Anjos, M., & Pimenta Velloso, V. (2014). CONCEPÇÕES DE NATUREZA E DE AMBIENTE A PARTIR DE PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA DE FILOSOFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino, Saude E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21163

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)