A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO METODOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO

Emerson Nunes da Costa Gonçalves

Resumo


O presente artigo trata da utilização da Pedagogia de Projetos como metodologia na elaboração de feiras de ciências, um recorte da pesquisa de mestrado, Estudo sobre as contribuições do “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID”, para a formação inicial de discentes de licenciatura em Ciências Biológicas, à Luz da Pedagogia de Projetos, desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT, do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. A investigação ocorreu numa escola pública estadual, em São Mateus, no estado do Espírito Santo, identificando-se no “Método de Projetos” uma forma eficaz na  elaboração de feiras de ciências, nas séries finais do ensino fundamental, no Ensino Básico, evidenciando-se na relação professor-aluno e nas especificidades do processo ensino-aprendizagem, autonomia oferecida aos alunos na elaboração do conhecimento, além da interatividade e aprendizado significativo que esse tipo de ação pode proporcionar em relação às formas tradicionais de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21176

Apontamentos

  • Não há apontamentos.