A ABORDAGEM DE DUAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS: HANSENÍASE E TUBERCULOSE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLDEM)

Autores

  • Pedro Henrique Lopes da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristina dos Santos Bianchi Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i3.a21191

Resumo

Doenças negligenciadas são transmitidas por agentes infecciosos e parasitários que prevalecem na pobreza, e contribuem para a manutenção das desigualdades atuais em alusão essencialmente ao acesso à saúde. A tuberculose e a hanseníase são exemplos destas doenças e são alvos deste estudo, que tem como objetivo a análise da abordagem destas duas doenças negligenciadas, bem como a problemática da tuberculose multirresistente, nos livros didáticos do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLDEM. Os oito livros didáticos, aprovados pelo PNLD 2012, foram analisados. Após a investigação foi verificado que 62,5% tratam de alguma forma a tuberculose e 50% a hanseníase, um índice insatisfatório. Além disso, a abordagem dos conteúdos analisados foi considerada incompleta, pois em tese não contribui para uma aprendizagem significativa, já que não traz uma abordagem histórico-filosófica e social do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Lopes da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014) -  e Mestrando em Biologia  pelo programa de pós-graduação da Fiocruz/RJ. É também professor docente I de Biologia da Secretaria de Estado de Educação e tutor de biologia da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Tem experiência na área de , atuando principalmente nos seguintes temas: imunologia celular, linfócitos t e hanseníase.

Cristina dos Santos Bianchi, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2002) - e Mestra em Biociências Nucleares pela mesma instituição (2005),  ministrou disciplinas do Departamente de Ensino de Ciências e Biologia da UERJ como Professora  Substituta e orientou Monografias. Leciona  as disciplinas de Biologia e Química para o Ensino Médio na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) desde 2005. Foi Professora da rede municipal do Rio de Janeiro ministrando Ciências para o Ensino Fundamental II de 2004 a 2013. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Educação Inclusiva e Ensino de Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

2014-11-14

Como Citar

Silva, P. H. L. da, & Bianchi, C. dos S. (2014). A ABORDAGEM DE DUAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS: HANSENÍASE E TUBERCULOSE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLDEM). Ensino, Saude E Ambiente, 7(3). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i3.a21191

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.