A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Fernanda de Oliveira Souza Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21214

Resumo

A problemática do câncer no Brasil é relevante pelo impacto no perfil epidemiológico que essa doença vem apresentando, e, com isso, o tema tem conquistado espaço prioritário nas agendas políticas do governo. O objetivo deste trabalho foi descrever um relato de experiência do desenvolvimento do projeto “Amigas da Mama”. Tratou-se de um relato de uma experiência resultante de ações de extensão universitária de discentes e docente de enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, além de integrantes da equipe de saúde da família. A população alvo foi todas as mulheres cadastradas em uma das Unidades de Saúde da Família de um município do Recôncavo baiano. Foram realizadas atividades de educação em saúde nas salas de espera de atendimento; educação em serviço para equipe de técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde; confecção de um fluxograma para direcionar a dispensação das mamografias e o encerramento do projeto com o dia de prevenção e combate ao câncer de mama. O presente projeto proporcionou a vivência da troca de saberes entre acadêmicos, equipe de saúde da família e comunidade, ressignificando o processo de educação, baseado na construção compartilhada de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Oliveira Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana com área de concentração em epidemiologia, no Núcleo de Epidemiologia (NEPI). Pós graduada em enfermagem do Trabalho, Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Ciências da Saúde. Desenvolve pesquisas relacionados ao processo de adoecimento dos trabalhadores, suas condições de vida e imunização. 

Downloads

Publicado

2016-05-29

Como Citar

Souza, F. de O. (2016). A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO. Ensino, Saude E Ambiente, 9(1). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21214

Edição

Seção

Artigos