REELABORAÇÃO DISCURSIVA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CRISE HÍDRICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Mylena Guedes Passeri Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Rafaela Magalhães Aires
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21253

Resumo

Neste trabalho investigamos as reelaborações discursivas de um texto de divulgação científica (TDC) sobre a crise hídrica inserido em um livro didático de ciências. A divulgação científica é um instrumento que busca a democratização do acesso a informação científica para o público em geral, apresentando-se com um discurso próprio. Sendo assim, caracteriza-se como um importante recurso para o ensino no que diz respeito a abordagem de assuntos sociocientíficos, dentre os quais merecem destaque, os problemas ambientais, pelos os riscos que inferem a sociedade. No entanto, considera-se necessárias as reelaborações discursivas para torná-lo mais didático ao entendimento dos estudantes. No presente estudo foi feita uma análise qualitativa do TDC e das reelaborações sofridas para o texto didático, apresentando-se inferências sobre os impactos do seu aproveitamento no ensino. Nossos resultados apontam para uma grande redução de conteúdo, o que pode implicar numa abordagem superficial sobre a problemática apresentada, não agregando informações reflexivas e atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mylena Guedes Passeri, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Especialista em Ensino de Ciências pelo Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) stricto sensu do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura, pela UERJ. Atua como professora de Ciências e Biologia no INSTITUTO VITÓRIA e na SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SEEDUC) e como tutora à distância da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Zoologia, Botânica e Ecologia do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UERJ / Consórcio CEDERJ- Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como tutora jovem ministrando oficinas de educação ambiental vinculada ao ?Curso Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania? - promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA-RJ) com a chancela acadêmica da UERJ e financiado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) e trabalhou nas seguintes instituições de ensino: COLÉGIO LEMOS DE CASTRO, COLÉGIO E CURSO INTELLECTUS e INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA (CAp-UERJ). Atuou ainda como Orientadora no PROGRAMA ELOS DE CIDADANIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA E INTEGRADA DE ÁGUAS E FLORESTAS DA MATA ATLÂNTICA (SEA-RJ - UERJ - FECAM) e no PROGRAMA NAS ONDAS DO AMBIENTE (desenvolvido pelas mesmas instituições).

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui vasta experiência como taxonomista de Polychaeta. Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia marinha e biologia molecular. Leciona disciplinas relacionadas à Bioquímica,Biologia Marinha, Pesquisa e Prática na área de Biologia, Ecologia e Microbiologia. Atualmente atuo como professor do Ensino Superior e do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura.

Downloads

Publicado

2017-05-22

Como Citar

Passeri, M. G., Aires, R. M., & Rocha, M. B. (2017). REELABORAÇÃO DISCURSIVA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CRISE HÍDRICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS. Ensino, Saude E Ambiente, 10(1). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21253

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>