CIÊNCIAS NA NARRATIVA DOS PROFESSORES: TRAJETÓRIAS DOCENTES E HERANÇA CULTURAL DA ESCOLA

Bárbara Gonçalves Valença de Sousa, Giselle Roças, Maylta Brandão Dos Anjos

Resumo


A pesquisa busca conferir no Ensino de Ciências qualidade ao trabalho docente, permitindo um resgate metodológico acerca da ciência e de como ela está imbricada à memória cultural dos professores. Nesse campo, ciência e trajeto de vida são dimensões que precisam ser pensadas no seu aporte mais científico, o que não despreza as subjetividades perpassadas por este caminho. Para tanto, a pesquisa levanta a herança cultural por meio das narrativas de histórias de vida, colocando a escola em falas e memórias como referenciais para o ensino de ciências. Levanta elementos constituintes das memórias escolares no sentido da sua reconstrução para lapidação das práticas pedagógicas que redirecionam o sentido da propriedade acadêmica, ao revisitar os espaços anteriores que a constitui, atribuindo significados que auxiliam no processo da identidade dos sujeitos com a escola, ao se perceberem históricos, participativos e autônomos no seu processo de construção coletiva.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21266

Apontamentos

  • Não há apontamentos.