ESTRATÉGIA DE CAPACITAÇÃO EM SAÚDE: uma experiência exitosa de integração entre centros universitários

Autores

  • LUCRECIA HELENA LOUREIRO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
  • Lais Gama Dias CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA-UBM
  • ANA CRISTINA SOUZA BRAGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSAÚBM
  • MARIA DE FÁTIMA ROCHA PINTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21268

Resumo

O processo que envolve a integração ensino-serviço com um trabalho coletivo e pactuado entre docentes e discentes dos cursos de formação na área da saúde, interfere significativamente no contexto dos processos de mudança na formação dos profissionais de saúde. Com a finalidade de contribuir neste processo de mudança, optamos por iniciar com os Agente Comunitário de Saúde (ACS). Foi realizado um estudo relatando uma experiência de capacitação realizada em conjunto entre os Centros Universitários da região e a Secretaria Municipal de Saúde. Este teve   como objetivo preparar os ACS para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e atenção e principalmente analisar e avaliar o impacto que a capacitação realizada contribuiu no dia a dia das atividades desenvolvidas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). As oficinas aconteceram entre setembro e dezembro de 2015, com 179 ACS, destes, 76,5% apresentaram aproveitamento na Capacitação, sendo 80,4% do sexo feminino. Na análise e sistematização dos dados e informações, foi possível identificar e caracterizar a percepção dos profissionais gerentes que atuam nas ESF sobre a compreensão da educação permanente e a avaliação das iniciativas implementadas no processo de trabalho. Conclui-se que a integração entre as Universidades e o serviço é um ponto chave na Gestão do Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUCRECIA HELENA LOUREIRO, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

Graduada em Enfermagem. Doutora em ciências da saúde pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, realizou seu doutorado sanduíche na Università de Bocconi no programa SDA Bocconi School of Management, na cidade de Milão, Itália. Possui Mestrado em Ciências da Saúde e Meio Ambiente, Especialização em Gerencia de Serviços de Saúde e Tecnologia e Informação em Saúde, Pós-Graduação em Desenvolvimento Gerencial, Qualificação de Gestores do SUS e Filosofia e Sociologia. Tem estado envolvida em projetos de pesquisa, servido como professor visitante e/ou ensinado: Brasil, Itália. Atualmente é membro da Superintendência de Educação em saúde no Município de Volta Redonda, professora titular na disciplina de gerencia da atenção básica no Centro Universitário de Volta Redonda- UniFOA. Docente no Curso de MBA (Faculdade Redentor). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerência da Saúde, principalmente: gestão de serviços, gestão da saúde, gestão hospitalar.

Lais Gama Dias, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA-UBM

Mestre em Enfermagem- Mestrado pela Universidade do Rio de Janeiro (2002).Especialista em: Processos Educacionais na Saúde, com ênfase a facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa(2015)Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas de Saúde de Distrito Sanitario pela ENSP/FIOCRUZ(1997),Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanospelo COPEP-UBM(1996) e Saúde Publica pela União Social Camiliana(1992)Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987) e Atualmente é Coordenadora de Curso de Graduação em Enfermagem do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA, professor mestre do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA e Enfermeira da equipe de Educação em Saúde/ Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde/Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem e cuidado, atuando principalmente nos seguintes temas: educação permanente, desenvolvimento de recursos humanos em saude, saude do adulto,gestão em saude, saude coletiva e vigilancia em saude

 

ANA CRISTINA SOUZA BRAGA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSAÚBM

Enfermeira e Professora

MARIA DE FÁTIMA ROCHA PINTO, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes (1978). Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente (2013). Atualmente é professora titular das disciplinas de Fundamentos de Administração aplicado à Enfermagem; Educação em Saúde e Gerência Secundária e Terciária do curso de Graduação em Enfermagem e Gestão em Saúde Comunitária no curso de Graduação em Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA e gerente de Unidade Saúde da Família da Secretaria Municipal de Volta Redonda - SMS / PMVR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

LOUREIRO, L. H., Dias, L. G., BRAGA, A. C. S., & PINTO, M. D. F. R. (2018). ESTRATÉGIA DE CAPACITAÇÃO EM SAÚDE: uma experiência exitosa de integração entre centros universitários. Ensino, Saude E Ambiente, 10(3). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21268

Edição

Seção

Artigos