PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR PELO OLHAR DOS COORDENADORES DE ÁREA

Danielle Silva Lima Malaquias, Sheila Pressentin Cardoso

Resumo


Este trabalho relata pesquisa desenvolvida com os coordenadores de área dos projetos submetidos ao PIBID pelo IFRJ. A metodologia foi de natureza qualitativa, com a realização de entrevista como forma de coleta de dados. Os projetos PIBID foram organizados visando um trabalho interdisciplinar, envolvendo três subprojetos que contavam com a participação de bolsistas dos cursos de Licenciatura em física, química e matemática do campus Nilópolis. Os coordenadores de área destacaram a natureza dos subprojetos, que tiveram como objetivo o desenvolvimento de atividades experimentais e lúdicas, realizadas nas escolas conveniadas com a participação dos discentes das três áreas, favorecendo um trabalho integrado na abordagem dos temas propostos, que ocorria sob a orientação dos professores supervisores. Para os coordenadores, os projetos alcançaram seus objetivos quanto a formação dos discentes, muito embora essa contribuição estivesse diretamente ligada ao seu interesse e efetiva participação, contudo manifestaram sua decepção quanto a participação dos supervisores, que não tiveram o envolvimento esperado. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21272

Apontamentos

  • Não há apontamentos.