CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO CIENTÍFICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: MAPEAMENTO DE PESQUISAS NO BRASIL

Autores

  • Barbara Doukay Campanini Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21287

Resumo

Este estudo destina-se à investigação das contribuições do teatro como ferramenta didática para o ensino das Ciências Naturais. Foi realizado um levantamento de dados no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – com o objetivo de identificar quais as regiões brasileiras que investem em pesquisa nesta área e analisar os estudos que estão sendo desenvolvidos, assim como a relevância dos assuntos abordados pertinentes à sociedade brasileira. Foram mapeadas regiões pontuais no Brasil com maior indicativo de incentivos de desenvolvimento à pesquisa com diferentes formas de atividades relativas ao teatro. Embora muito ainda se tenha a contribuir para o abeiramento da ciência aliada à arte por meio do uso de recursos lúdicos, identificamos que essa prática encontra-se cada vez mais frequente na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Doukay Campanini, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação - PPCTE/ CEFET RJ. Possui Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pelo Centro Universitário Celso Lisboa (2009), Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB/IBRAG) da UERJ e Mestrado em Ciência Tecnologia e Educação - PPCTE pelo CEFET RJ. Possui experiência como laboratorista em kits didáticos pelo Departamento de Ensino de Ciências e Biologia - DECB/ IBRAG/ UERJ. Atuou como professora nos cursos de extensão, palestrante e organizadora do Programa de Seminários no Observatório Urbano Estado do Rio de Janeiro - OUERJ; Orientadora de Elo no Programa Elos de Cidadania Educação Ambiental para a Gestão Participativa e Integrada de Águas e Florestas da Mata Atlântica - Sea / Seam / Uerj; como professora de Bioética e Biossegurança no Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos - MSB e como professora/palestrante no projeto Do Lixo ao Luxo financiado pela Faperj em parceria com o Centro de Estudos do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes - CEBIO/IBRAG/UERJ. Atualmente trabalha como Professora no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins - Campus Arraias - TO.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE na Fundação Getúlio Vargas.Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia marinha e biologia molecular. Leciona disciplinas relacionadas à Bioquímica,Biologia Marinha, Pesquisa e Prática na área de Biologia, Ecologia e Microbiologia. Atualmente atuo como professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura e coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC).

Downloads

Publicado

2018-07-09

Como Citar

Campanini, B. D., & Rocha, M. B. (2018). CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO CIENTÍFICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: MAPEAMENTO DE PESQUISAS NO BRASIL. Ensino, Saude E Ambiente, 11(1). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21287

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>