ENSINO DE HOMEOPATIA NO BRASIL: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS

Autores

  • Anderson Domingues Correa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências/Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências – LAMLEC

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i2.a21291

Resumo

O ensino e a prática de homeopatia foram introduzidos, no Brasil, ainda no período imperial, pelo médico francês Benoit Jules Mure. Desde então, tem havido a preocupação de formar homeopatas, a qual se consubstanciou, ao longo dos anos, na criação de disciplinas de graduação e de cursos de pós-graduação na área de homeopatia, oferecidos em muitas universidades. Neste trabalho, são apresentados elementos da trajetória de construção do ensino de homeopatia no Brasil, do Império até a atualidade, analisando alguns pontos importantes para a formação de farmacêuticos e de médicos homeopatas. Pondera-se, ao final, sobre a necessidade de maior inserção da homeopatia nos currículos dos cursos da área da saúde, ideário inscrito na perspectiva de se formar profissionais generalistas.

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Biografia do Autor

Anderson Domingues Correa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências/Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências – LAMLEC

Professor e pesquisador do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Doutor e mestre em Ensino de Biociências e Saúde pelo IOC/FIOCRUZ. Tendo sua tese de doutorado sido agraciada com a primeira colocação em premiação do Ministério da Saúde. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Farmacotécnica Homeopática pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil e especialização em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras. Atua como docente no IFRJ desde o ano de 1993 e atualmente leciona e orienta na pós-graduação, no mestrado em Ensino de Ciências e na graduação, no curso Bacharel em Química, editor da Revista Ciências & Ideias, líder do grupo de pesquisas Ciências, Educação e Saúde, além de coordenar o Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências (LAMLEC-IFRJ). Ocupou funções na direção/administração do referido Instituto como: Diretor Geral do Campus Nilópolis no período de 2005 a 2010, Gerente de Ensino Superior no período de 2003 a 2005, Gerente de Integração Pedagógica no período de 2001 a 2003 e implementação e coordenação do Curso Técnico em Farmácia no período de 2000 a 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização Científica, Educação em Saúde, Estratégias Lúdicas para o Ensino de Ciências, Desenvolvimento de Materiais Educativos (documentários, animações, vídeos curtas metragens, jogos de tabuleiro e eletrônicos, software educativo, histórias em quadrinhos, músicas educativas, livros didáticos, teatro, contos, literatura infantil, simulações de experimentos laboratoriais, website e blogs), Experimentação no Ensino de Ciências, Ensino-Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, Difusão e Popularização da Ciência, História da Ciência, Saúde Coletiva, Uso Racional de Medicamentos, Homeopatia, Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos. Seus trabalhos acadêmicos compreendem quarenta e quatro artigos, três livros, um capítulo de livro e sete materiais didáticos, estando o livro - Plantas Medicinais: do Cultivo à Terapêutica - na oitava edição.

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Publicado

2018-09-13

Como Citar

Correa, A. D. (2018). ENSINO DE HOMEOPATIA NO BRASIL: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS. Ensino, Saude E Ambiente, 11(2). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i2.a21291

Edição

Seção

Artigos