PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ACERCA DA BIOSSEGURANÇA

Autores

  • Miriam da Glória Seoldo Ferreira Monteiro
  • Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21514

Resumo

A biossegurança caracteriza-se pelo conjunto de normas que visam a prevenção e minimização de riscos inerentes às práticas de ensino, pesquisa e prestação de serviços nos laboratórios de saúde. Diariamente os usuários destes laboratórios estão sujeitos à exposição aos riscos físicos, biológicos, químicos ou ergonômicos. Nos laboratórios de instituições de ensino os parâmetros de segurança tendem a ser pouco observados em função da alta rotatividade de pessoas nestes locais. Com o objetivo de descrever o conhecimento de alunos dos cursos de Biomedicina e Engenharia Ambiental, realizou-se um estudo de caso de cunho descritivo e qualitativo. Os dados foram coletados no ano de 2015, com 75 alunos da Faculdade Presidente Antônio Carlos, na cidade de Leopoldina, estado de Minas Gerais. Utilizou-se um questionário semi-estruturado e os resultados das questões dissertativas foram analisadas utilizando-se o método da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que os equipamentos de proteção individual e coletiva são destacados pelos alunos e que o papel do docente nos laboratórios é de extrema importância para um ambiente mais seguro. Conclui-se que as práticas de segurança nestes laboratórios são maximizadas em razão ao conhecimento e preparo de todos que utilizam estes locais.

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Publicado

2019-01-02

Como Citar

Monteiro, M. da G. S. F., & Rodrigues, D. C. G. de A. (2019). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ACERCA DA BIOSSEGURANÇA. Ensino, Saude E Ambiente, 11(3). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21514

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