OS TEMAS DE BIOLOGIA SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO NO CENÁRIO NACIONAL

Dayvisson Luís Vittorazzi, Tiêgo dos Santos Freitas, Daniele da Silva Maia Gouveia, Thomas Barbosa Fejolo, Alcina Maria Testa Braz da Silva

Resumo


A pesquisa se constituiu no Laboratório de Pesquisa EDUCIRS em parceria com o grupo OBEDUC-GT RS do Núcleo PPCTE a partir do levantamento de trabalhos sobre representações sociais publicados em periódicos nacionais da área de Ensino, dos anos de 2000 a 2015 e permitiu a construção de um panorama, possibilitando diversos olhares que, nesse caso, convergiram no objetivo de conhecer as principais características desses estudos desenvolvidos na área de Ensino de Ciências, especificamente tratando de temas das Ciências Biológicas. O levantamento deu-se a partir de periódicos nacionais avaliados pela CAPES no estrato A. Foram identificados 21 artigos com assuntos relativos ao ensino de Biologia, com destaque os derivados das interações entre os seres vivos. As análises mostraram que esses estudos são relevantes na medida em que contribuem na compreensão dos processos de produção social de conhecimentos, além de sinalizarem caminhos na elaboração de práticas educativas para o ensino de Biologia.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21517

Apontamentos

  • Não há apontamentos.