UTILIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TRILHAS ECOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • José Renato de Oliveira Pin Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ)/ Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE)/ Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC).
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ)/ Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE)/ Coordenador do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC).

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21533

Resumo

Os espaços naturais florísticos a céu aberto, tais como as trilhas ecológicas, corporificam espaços com grandes potencialidades para o Ensino de Ciências. Este trabalho tem por objetivo levantar e analisar teses e dissertações produzidas no Brasil no período de 2000 a 2015 que tratem o uso de trilhas ecológicas no Ensino de Ciências. O levantamento foi feito no Catálogo de teses e dissertações da CAPES e as produções encontradas, a posterioriconstituíram um corpus documental de 41 obras o qual foi analisado quanti-qualitativamente. Essas obras mostraram um espectro metodológico multifacetado com pesquisas envolvendo formação de professores, sequencias didáticas com estudantes e entrevistas com professores e moradores locais. Concluiu-se que as regiões sul e sudeste brasileiro destacam-se como aquelas que mais produziram pesquisas dentro do recorte temporal e temático aqui levantado. Como um todo, identifica-se a predominância do uso de trilhas ecológicas como espaços educativos não formais com expressiva potencialidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-16

Como Citar

Pin, J. R. de O., & Rocha, M. B. (2019). UTILIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TRILHAS ECOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. Ensino, Saude E Ambiente, 12(1). https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21533

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>