A PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A RESPEITO DO USO DE ANIMAIS EM AULAS PRÁTICAS.

Lorena Ferrari Uceli, Jéssica Milene de Moura Assis, José Vicente Paula Filho, Daniel de Oliveira, Kênia de Araújo, Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumo


Os animais representam na biologia um grupo bem diversificado e muito se discute, atualmente, sobre a necessidade da utilização de tais em aulas práticas. Alguns autores defendem a utilização dos animais afirmando ser um recurso que permite aos alunos assimilar melhor o conteúdo lecionado; outros alegam que se trata de uma prática desnecessária e desumana, por causar danos ao animal e provocar problemas psicológicos nos alunos. Entretanto, animais ainda são utilizados nas aulas práticas em diversas instituições de ensino. O objetivo do trabalho foi investigar a percepção dos alunos do curso de Ciências Biológicas de duas universidades a respeito do emprego dos animais em aulas práticas, no Ensino Superior e na Educação Básica, e verificar o conhecimento dos mesmos sobre as legislações a respeito do assunto. Os resultados obtidos evidenciaram que os licenciandos são favoráveis à utilização de animais e desconhecem a legislação e os debates éticos referentes ao tema.


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DOI: https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21561

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