ESCOLAS SUSTENTÁVEIS: AVALIAÇÃO POR MEIO DOS INDICADORES DE MONITORAMENTO DA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PARANÁ

Renata Nicoski, Irene Carniatto, Mayara Micoanski, Juliete Gomes de Lara de Souza

Resumo


A Educação Ambiental no contexto escolar deve contribuir para reflexão e ação em prol da sustentabilidade, de maneira a formar cidadãos comprometidos com o respeito ao ambiente, a equidade e justiça socioambiental. Neste contexto, o presente trabalho objetivou analisar o emprego da Educação Ambiental em uma escola localizada no munícipio de Cascavel, no estado do Paraná, de acordo com os pressupostos apresentados no Programa Nacional “Escolas Sustentáveis”, desenvolvido pelo Ministério da Educação- MEC, posteriormente realizou-se uma avaliação da escola. Utilizou-se na pesquisa, o método de análise qualitativo no qual, para a coleta e análise de dados foi utilizado um questionário com cinquenta questões, apresentadas conforme a Matriz de Indicadores de Monitoramento da Educação Ambiental, considerada nas dimensões: gestão, currículo e espaço físico, abrangendo dez indicadores. Os resultados obtidos revelaram que a escola apresenta ações de sustentabilidade, mesmo sem ainda aderir ao programa “Escolas Sustentáveis”. Desenvolvendo atitudes e ações que visam a sustentabilidade tais como o aproveitamento do espaço físico, diminuição do consumo de água e energia, e a utilização da Educação Ambiental em seu Projeto Político Pedagógico- PPP. Vale ressaltar que, ao passo que a escola se atenta mais com aspectos socioeconômicos, suas ações podem ser potencializadas com a formação de um COM-VIDA e a consolidação destas por meio da participação do programa “Escolas Sustentáveis”.


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DOI: https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21578

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