A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS (2007 - 2016)

Márcia Belo Soares, Rita de Cássia Frenedozo

Resumo


O artigo apresenta um panorama da produção acadêmica de como Educação Ambiental tem sido abordada no Ensino Fundamental nas produções brasileiras (teses e dissertações) desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação de Educação e Ensino no período entre 2007 a 2016. Foram selecionadas, lidas e analisadas 29 pesquisas que abrangem a temática ambiental no Ensino Fundamental. Para análise e interpretação dos dados, adotamos a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que a maioria das pesquisas são dissertações (27), com predomínio em programas de pós-graduação na área de Educação, sendo doze pesquisas de instituições públicas federais, seguidas por sete instituições privadas e quatro estaduais. As regiões que mais contribuíram com estudos foram Sudeste com doze e Sul com nove pesquisas. As análises dos dados revelaram que o Ensino Fundamental II (anos finais - 6º ao 9º ano) foi o nível de ensino que mais concentrou pesquisas quinze e apontou também que há uma carência da temática na Educação Infantil. Em relação ao público pesquisado os professores foram os sujeitos que tiveram maior destaque nos estudos apareceram em doze estudos. Identificamos que as Práticas Pedagógicas Docentes são as mais recorrentes nas produções analisadas sobre a temática ambiental, sendo encontradas em 21 trabalhos. A pesquisa aponta para uma carência dentro dos Programas de Pós-Graduação de Educação e Ensino sobre a temática ambiental no Ensino Fundamental e a necessidade da inserção da Educação Ambiental no Ensino Fundamental (Educação Básica) como um todo.


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DOI: https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a21608

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