REFRIGERANTE: UMA TEMÁTICA DE INCENTIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

Gilvanice Soares Fernandes Lopes, Julio da Silva Oliveira, André Berton, Edione Teixeira de Carvalho

Resumo


Neste trabalho foram aplicadas metodologias diferenciadas com aulas experimentais e dinâmicas sobre a temática refrigerante na disciplina de Ciências, em uma escola municipal de Jaciara - MT. Foram realizadas aulas expositivas, atividades práticas e lúdicas, para alunos do 8° e 9° anos do ensino fundamental. Primeiramente foi aplicado um questionário de maneira a obter informações referentes ao consumo de refrigerante e conhecimento prévio dos alunos sobre o tópico. Nas aulas expositivas e dialogadas foram abordados alguns aspectos, tais como: processo de fabricação, composição química e efeitos nocivos à saúde, bem como a produção de material pedagógico e realização de experimentos associados aos conteúdos das aulas de ciências. Os resultados mostram que a união da teoria e prática de forma contextualizada através da inserção desta temática contribui positivamente no processo de ensino/aprendizagem permitindo uma melhor compreensão dos assuntos abordados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a21622

Apontamentos

  • Não há apontamentos.