O ENSINO DE GENÉTICA EM ESCOLAS NO NORDESTE BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOCENTE

Claudiana Silva Pereira, Tony César de Sousa Oliveira, Thales Eduardo Galdino Andrade, Thalyta Tâmara Duarte de Moura Reis, Cleiton Silva Pereira, Sérgio Emílio dos Santos Valente

Resumo


A realidade do trabalho docente é marcada por uma série de desafios, como a superação de limitações metodológicas, de conceitos e paradigmas de formação. Sendo assim, neste trabalho, buscou-se conhecer as principais dificuldades enfrentadas e as metodologias utilizadas por uma amostra de professores da rede pública estadual da cidade Teresina-PI, com ênfase ao ensino de Genética. Analisou-se, por meio de entrevistas aos docentes, doze escolas, sendo um professor por escola. Observou-se que o livro didático é o recurso mais utilizado por esses profissionais, que há uma grande carência de atividades práticas de qualidade e que há recursos didáticos pouco explorados. Os professores passaram a trabalhar os conteúdos de Genética clássica em uma maior consonância com os da Biologia Molecular. Há um déficit de formação continuada para os docentes e de incentivo ao trabalho docente.


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DOI: https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21639

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