CURSO ONLINE SOBRE EDUCAÇÃO, DROGAS E SAÚDE: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA (RJ, BRASIL)

Francisco Figueiredo Coelho, Simone Monteiro

Resumo


Embora o tema drogas tenha sua relevância nos âmbitos social e educativo, estudos revelam certa dificuldade dos professores para lidar com o tema na escola básica. Isso está ancorado em diferentes fatores sociais e pedagógicos, como a carência de formações continuadas e a dificuldade secular de se compreender a prevenção fora do enfoque proibicionista. Nesse contexto, este artigo investigou as motivações e expectativas de um grupo de 49 professores da educação básica durante uma formação online e gratuita sobre drogas. A maior parte dos cursistas revelou um interesse pelo  conhecimento pessoal e instrumentalização para desenvolver novas ações nas escolas onde atuam. Sua maior parcela se preocupa em aprender em grupo e com as experiências alheias a fim de gerir novas situações de aprendizagem acerca do tema, promovendo prevenção. Embora a maior parte dos cursistas busque o curso como forma de atualização sobre drogas, alguns demonstraram interesse em questões assistenciais para lidar com alunos usuários, o que em princípio não vai ao encontro da proposta formativa. De forma geral, esses dados nos ampliam possibilidades de melhoramento desse e de outros cursos online associados ao eixo transversal saúde, como forma de intervir na realidade dos estudantes e reduzir práticas agressivas à saúde

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21643

Apontamentos

  • Não há apontamentos.